Mude a sua vida, mudando de perspectiva

 

Existe uma ligação muito forte entre aquilo que Rory Sutherland nos fala no seu vídeo do TED (ver abaixo), e o princípio que muitas correntes filosóficas e grandes mestres nos ensinam; tudo na vida é uma questão de perspectiva.

O conceito se baseia nas duas realidades existentes em torno de um evento; se alterarmos o valor aparente de alguma coisa, o valor real muda totalmente.

Nós humanos temos tendência a ver quase tudo pelo seu lado negativo, e raramente valorizamos os aspetos positivos reais. Vou exemplificar com um caso que aconteceu comigo faz uns meses. Dei por mim me queixando do valor que pago mensalmente pelo meu atual serviço de internet, sem antes contemplar todas as suas vantagens: cada vez que pago aquela conta, estou contribuindo para o crescimento de uma empresa que mantém milhares de empregos, me fornece um serviço de qualidade do qual posso beneficiar em qualquer altura do dia, me dá acesso a conhecimento inquantificável (a internet), me permite comunicar com amigos e familiares em todo o mundo, me permite gerir vários negócios online, e a lista continua.
Ao ver o lado positivo da questão, a realidade mudou por completo e me livrei de um grande problema. Dois meses depois de ter mudado a minha perspectiva, a empresa que vende o serviço me ofereceu um pacote máximo pelo valor que pago atualmente. Parecendo que não, aquela simples atitude foi o desbloqueio para a abundância, simplesmente por ter adicionado valor psicológico positivo a uma coisa que parecia negativa.
Você agora pode imaginar o que isso pode fazer na sua vida!

 

Perspectiva conta muito

Como pudemos constatar, aquilo que nos custa R$70, em um contexto pode ser considerado um problema, mas em outro pode ser considerado um privilégio. Essa é a verdade sobre a realidade, ela existe sempre como uma dualidade que existe em simultâneo.

Em uma camada existe a nossa própria percepção (que pode ser mudada), e em outra camada existe a realidade como ela realmente é e aberta a novas possibilidades. Ambas existem ao mesmo tempo, mas não podem ser vividas ao mesmo tempo pois o valor que lhes é atribuído é diferente.
Se tornou raro um humano escolher a perspectiva positiva primeiro, tem tendência sempre a se concentrar na realidade que vê em seu redor. Infelizmente essa realidade não é o melhor guia para a felicidade. Por isso eu escrevi os seguintes conselhos para si, para que possa facilmente ver o outro lado da realidade quando você se queixar de algo:

  1. Não acredite que tudo que pensa é verdade, porque não é;
  2. Não acredite que tudo que vê é a única realidade que existe, porque não é;
  3. Reconheça sempre um lado positivo para tudo que acontece;

O que pode parecer ruim do lado de fora, pode ser o bem disfarçado.
Da próxima vez que você se queixar de alguma coisa, experimente uma perspectiva diferente e acalme-se…

Aqui está o vídeo legendado com Rory Sutherland, de onde me inspirei para criar esse artigo:

 

 


Gostou desse artigo? Por favor partilhe! :)